Os filmes mais perturbadores de todos os tempos

O site Alternative Reel, que oferece de textos sobre teorias conspiratórias a clipes musicais dos anos 70 e 80, possui uma divertida seção de “Top Tens”.

Há dos “10 maiores mitos propagados por realizadores de filmes pornôs” aos “10 piores episódios de Seinfeld”. A lista que chamou a atenção deste blog, graças a uma dica da minha colega de trabalho Thaís Pontes, é a dos “10 filmes mais perturbadores de todos os tempos”:

10 – Monstros (Freaks): Polêmico longa de 1932 estrelado por deficientes físicos reais que trabalham em um “circo de horrores”. O diretor Tod Browning, um ex-contorcionista de circo, havia feito no ano anterior o clássico Drácula com Bela Lugosi.

9 – A Vingança de Jennifer (I Spit on your Grave): Sexploitation de 1978 cujo texto do cartaz já dá uma bela amostra de seu conteúdo: “esta mulher cortou, mutilou e queimou 5 homens, os deixando irreconhecíveis…mas nenhum júri na América a condenaria!”

8 – El Topo: Anões sem membros e outros personagens bizarros habitam o faroeste surrealista dirigido pelo chileno Alejandro Jodorowsky em 1970. Diz a lenda que o cineasta quer fazer uma continuação estrelada por Johnny Depp e Marilyn Manson.

7 – Audition: Uma falsa audição para um filme dá início a um relacionamento doentio entre uma jovem bailarina e um viúvo. Tenso e dirigido com maestria pelo japonês Takeshi Miike em 1999, o filme inspirou Eli Roth a fazer O Albergue.

6 – Laranja Mecânica (A Clockwork Orange): Dispensa apresentações. Kubrick, Malcolm McDowell pré-Calígula, ultra-violência, repressão, lavagem cerebral e Beethoven. Ingredientes para um clássico.

5 – Aniversário Macabro (Last House on the Left): O filme de estréia de Wes Craven (que décadas mais tarde assinaria a medíocre série Pânico). Lançado em 1972, Aniversário Macabro antecipou longas como O Massacre da Serra Elétrica (1974) e Quadrilha de Sádicos, realizado pelo próprio Craven em 1977.

4 – Henry – Retrato de um Assassino (Henry – Portrait of a Serial Killer): John MacNaughton (Garotas Selvagens) dirigiu em 1986 este filme que traz um assustador Michael Rooker como o psicopata do título, inspirado no matador real Henry Lee Lucas. A cena de estupro, rodada de forma fria e em estilo semi-documental, é chocante.

3 – Salò ou os 120 Dias de Sodoma (Salò o le 120 gionate di Sodoma): Polêmico, censurado, banido e clássico, como Laranja Mecânica. Na trama, um grupo de fascistas submete jovens a 120 dias de torturas inimagináveis. O filme de Pier Paolo Pasolini é difícil de encarar, principalmente na famosa cena da coprofagia.

2 – Irreversível (Irreversible): A idéia do diretor franco-argentino Gaspar Noé era incomodar e ele consegue isso a partir do 1° segundo de projeção, com os créditos subindo ao contrário na tela. Começa então um festival de violência cujo ápice, no meio da película, é um estupro em tempo real e com a câmera fixa, que transforma o espectador em testemunha impotente (ou em um sádico voyeur). Cruel, mas extremamente bem dirigido.

1 – Eraserhead: Début de David Lynch que levou 5 anos para ser feito, sendo lançado em 1977. Mostra o cotidiano deprimente de um homem em um mundo desolador. Neste cenário, o protagonista se torna pai de uma criança mutante. Bizarro e cultuado como os demais trabalhos de Lynch (à exceção de História Real, feito para a Disney).

Resumo da ópera: Não acho Eraserhead o filme “mais perturbador da história” e incluiria outros na lista, como Canibal Holocausto, Pink Flamingos e os curtas Begotten e Aftermath. Algum da francesa Catherine Breillat também poderia entrar na lista, como Romance e Anatomia do Inferno. E há ainda Sweet Movie, uma alegoria sobre comunismo, capitalismo e anarquia que traz uma cena de “jantar” que inclui fluidos corpóreos…não deve nada aos coprófagos de Salò.

About these ads

11 Comments

  1. Dependendo do ponto de vista perturbador, colocaria, depois de Laranja Mecânica, Um Estranho no Ninho, c/ Jack Nickolson.

  2. Caramba! onde consigo esses filmes??
    mto legal o post parabens

  3. Pra mim, um dos filmes mias perturbadores que já vi foi Sob Domínio do Medo, do Sam
    Peckinpah. Até hoje quando lembro acho assustador, um filme genuinamente de terror, mesmo não sendo típico do gênero.

  4. Para mim faltou um clássico moderno: Begotten de E. Elias Merhige

  5. O Primeiro filme que você sitou gostaria de saber se tem nas locadoras.

  6. Acho que também incluiria nesta lista Requiem para um Sonho.

    Irreversível realmente é um dos filmes mais “pesados” que já vi.

  7. Fome Animal de Peter Jackson (O Senhor dos Anéis) deveria estar na lista. É o filme mais sanguinário que existe.

  8. Faltou o Jacob’s Ladder (Alucinações do Passado, em VHS no Brasil). A cena do hospital é uma das mais bizarras que eu já vi… junto com a festa no apartamento! XD

  9. O conceito de perturbador é muito relativo…colocaria nesta lista o filme Mistérios da Carne que trata sobre pedofilia.

  10. “Macabre”, 1957, William Castle. Eu tinha 11 anos, o filme era medíocre, mas fui até QUASE o fim, quando abrem o caixão da criança sequestrada e… bem, essas coisas não se esquecem. Há pouco tempo, descobri que Castle adorava criar factóides sobre seus filmes; para este, ele fez um seguro de U$ 1 milhão caso alguém tivesse um ataque cardíaco assistindo em algum cinema americano. Dois segundos de filme e um trauma por anos, isso que eu chamo de perturbador.

  11. a invasora é impactante, repulsivo e hipnótico. raras vezes o cinema mostrou o sadismo de forma tão explícita e pavorosa, tente não fechar os olhos e não esqueça de respirar. traumatico pela realidade e as atuações inspiradas nos levam ao mundo perverso do ser humano. inesquecível


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Follow

Get every new post delivered to your Inbox.