O Kinoforum vai começar

Tem início nesta quinta-feira (23) a 18ª edição do Kinoforum – Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo.

A programação inclui as tradicionais mostras Internacional, Latino Americana e Panorama Brasil, com curtas dos mais diversos distribuídos pelas seguintes salas: Cinemateca BNDES, Cinemateca Petrobrás, Cinesesc, MIS, Centro Cultural São Paulo, Espaço Unibanco, Unibanco Arteplex, Cinusp e FAAP (a programação completa está no site oficial do evento).

Mas o que interessa para este blog é a mostra paralela denominada Dark Side. Nela, há alguns anos, descobri uma pérola dirigida pelo espanhol Nacho Cerdà. Tido como um dos filmes mais repulsivos de todos os tempos, Aftermath – O Espólio da Morte, mostra, com detalhes pra lá de gráficos, um médico legista necrófilo em ação (se tiver estômago, veja cenas bem nojentas do curta clicando no cartaz).

A coisa é tão violenta e realista que muitos pensaram que Cerdà havia utilizado cadáveres reais nas filmagens – no making of do DVD ele mostra como os mortos de látex foram construídos. Mas, ao contrário do que pode parecer, Aftermath não foi filmado de forma tosca. O cineasta rodou a carnificina com elegância, takes longos, câmeras contemplativas e Mozart na trilha sonora.

Neste ano, a programação do Dark Side parece mais light e traz obras que apostam no suspense, horror psicológico e, claro, no bom e velho “terrir”. Há os brasileiros Zumbis, de Gustavo Chiappetta e Lívia Rojas; Nunca Mais Vi Érica, de Lizandro Nunes; e O Diabo da Guarita, de João Tenório. Amarelo é uma co-produção EUA/Turquia, e As Fadas de Blackheath vem da Irlanda. Já Os Visitantes e Uma Canção de Natal representam a excelente safra do novo cinema argentino.

Os destaques da seleção, porém, são o sul-coreano A Família Anormal, que mostra como o cotidiano da família do título é afetado por uma bomba atômica; e a hilária animação Guy’s Guide to Zombies, que você pode conferir abaixo.

Leave a comment

No comments yet.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s