A segunda vinda do "anticristo"

No momento em que escrevo este post, o shock-rocker Marilyn Manson deve estar iniciando seu show na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro. Nesta quarta-feira (26) é a vez do palco do Via Funchal, em São Paulo, receber o roqueiro satanista mais famoso da ensolarada Flórida.

Assisti ao circo de horrores de Mr. Manson quando de sua última passagem pelo Brasil, há dez anos. O show, que havia ocorrido na casa de espetáculos paulistana Olympia, se não teve toda a parafernália de palco presente na turnê americana, trouxe toda a teatralidade que o vocalista soube roubar de Alice Cooper.

Naquela noite de 8 de setembro de 1997, Manson cortou (ou simulou ter cortado) o próprio peito com uma garrafa de vinho quebrada, fez alusão ao nazi-fascismo, rasgou uma Bíblia mórmon e limpou o traseiro com uma bandeira dos EUA. Ah, e teve música também! Porradas industriais como “Irresponsible Hate Anthem” e hits como “Beautiful People” e “Sweet Dreams (Are Made of This)”, cover do Eurythmics, fizeram a alegria da molecada – muitos com os olhos pintados, como fazem os tristonhos meninos emos de hoje em dia.

De lá pra cá, meu interesse por Marilyn Manson diminuiu, muito por causa das mudanças no som e da saída de membros fundamentais da trupe que um dia foi chamada de Spooky Kids. O tecladista Madonna Wayne Gacy tinha uma presença de palco fantástica e o baixista Twiggy Ramirez, hoje no Nine Inch Nails, era, na minha opinião, o cérebro musical por trás das boas canções de Manson.

Nesta nova visita ao Brasil, Manson traz um circo ainda maior, com direito a exposição de pinturas em uma galeria de São Paulo e uma apresentação no Video Music Brasil da MTV. Mas a banda não é mais a mesma, o som não é mais o mesmo e Manson já não bota medo em ninguém.

Para relembrar os bons tempos, aí vai um dos melhores clipes já feitos, o brilhantemente perturbador “The Beautiful People”, dirigido pela fotógrafa italiana Floria Sigismondi.

PS – dêem uma olhada nesse boneco – aham… action figure – do Marilyn Manson no vídeo de “The Beautiful People”. Dá até pra trocar a cabeça e deixá-lo com aquele confortável aparelho odontológico que ele exibe no clipe. À venda num site alemão por “apenas” 28 euros.

Leave a comment

No comments yet.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s