A banda mais tosca do mundo

O título acima não se refere ao Jota Quest, nem a algum grupelho de emocore. A banda mais tosca da história da música é um “power trio” feminino criado no final dos anos 1960: The Shaggs.

Em meados daquela década, Austin Wiggin Jr. decidiu que já era hora de ganhar um dinheiro com suas três filhas adolescentes. Então tirou-as da escola, comprou instrumentos e disse a Dorothy, Helen e Betty: “montem uma banda”.

As meninas chegaram a ter algumas aulas de música, mas pelo visto, pouco aprenderam. Sem noção alguma de ritmo e melodia, as três, sob o nome “The Shaggs”, gravaram em 1968 o LP “Philosophy of the World”.

Com uma tiragem pequena – 900 cópias – bancada pelo sr. Wiggins, o disco não estourou. Mas a banda, como um “Ed Wood musical”, foi redescoberta na década de 80, quando começou a ser reverenciada como o “pior grupo de rock do mundo” (ou o “mais horrível”, de acordo com “The New York Times”).

É possível encontrar na internet textos sobre as Shaggs assinados por gente de respeito, como a jornalista Susan Orlean, da revista “The New Yorker”, ou o mítico crítico musical Lester Bangs.

Eu ouso afirmar que as meninas – hoje senhoras – do The Shaggs podem ser consideradas as precursoras do punk rock. Afinal, como Sid Vicious, elas não sabiam bulhufas a respeito de música, mas mesmo assim decidiram – ou foram obrigadas pelo pai a – tocar. Quer mais “do it yourself” que isso?

Confira abaixo uma pequena amostra do som das Shaggs com a música “My Pal Foot Foot”.

10 Comments

  1. Agora já sabemos de onde vieram as raízes de Ademir do Arari!

  2. Elas são muito melhores e tem mais carisma que os malas do jota quest !!!! Elas são legais !!

  3. Que coisa horrível……Realmente é a pior banda de todos os tempos…Putz

  4. prefiro ouvir o som delas do que NX Zero ou Fresno… Pelo menos elas tem atitude de assumir que realmente são péssimas musicistas e tem mais personalidade do que as bandinhas citadas acima rsrsrsrsrsrsrs

  5. Lol … very bad!!!!

  6. Olá Daniel,

    Meu nome é Duquian e sou responsável pelo blog Sedentario & Hiperativo. Gostaria conversar com você para te fazer um convite.

    Assim que puder entre em contato via msn/gtalk ou e-mail.
    duquian@hotmail.com
    dellsoto@hotmail.com
    duquian@gmail.com

    ficarei no aguardo. Abraços!

  7. Melhores que o Calypso!

  8. ah, cara, é ruim mas é bom!😄
    Aquela delas cantando “You are something special to me” é quase uma música!😀

  9. Consta que Frank Zappa descobriu esse disco nos arquivos de uma rádio em que dava uma entrevista em meados dos anos 70 e a partir daí começou a citar as Shaggs como grande influência. Daí teria surgido o culto.

  10. esta banda e foda so os excomngados pra concorrer


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s