O lado trash do favorito ao Oscar

Segundo a crítica especializada, o filme Onde os Fracos não têm Vez, dos irmãos Coen, deve levar o grande prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, a ser entregue na noite deste domingo (24).

Muito da força do longa reside na interpretação do espanhol Javier Bardem, indicado na categoria de coadjuvante. Bardem já deu provas de que é um ótimo ator em longas como Carne Trêmula, Segunda-feira ao Sol, Mar Adentro e Antes do Anoitecer, pelo qual já havia recebido uma indicação ao Oscar.

Mas esta não é a primeira vez que Bardem interpreta um assassino cruel com corte de cabelo ridículo. Ele estrela Perdita Durango, filme policial recheado de humor negro dirigido por Álex de La Iglesia (dos ótimos A Comunidade e O Dia da Besta) em 1997.

A trama adaptada de um conto de Barry Gifford – a personagem Perdita Durango já havia aparecido em Coração Selvagem de David Lynch – mistura sexo, drogas, magia negra e tráfico de fetos humanos.

Mas não é só Bardem que tem um pé no trash. Os realizadores de Onde os Fracos não têm Vez têm sua parcela de “culpa” em um clássico do cinema tosco de horror: Evil Dead: A Morte do Demônio (1981), de Sam Raimi, que décadas depois faria Homem-Aranha.

Os Coen são amigos de longa data de Raimi, tanto que Joel Coen deu uma força como editor-assistente de Evil Dead. Aliás, não estranhe se Joel e seu irmão Ethan subirem ao palco do Kodak Theater para receberem o Oscar de edição. Curiosamente, a dupla assina a montagem de quase todos os seus filmes como “Roderick Jaynes”.

“Roderick” já havia concorrido à estatueta em 1997, pela edição de Fargo.

3 Comments

  1. Fui assistir esse filme ontem e lamentei cada minuto! Não tem lógica, fundamento, seqüência ou explicação; seus pontos fundamentais não foram detalhados ou explicados. Matou? Como? Onde? Esse serial killer é a encarnação do demônio? Assisti Fargo dos tb irmãos Cohen e gostei muito, mas com esse terror-trash eles pisaram na bola feio – Zé do Caixão ia adorar. A fotografia, no entanto, é linda e o sotaque dos personagens e seus diálogos são perfeitos, mas cinema é entretenimento e isso o filme não proporcionou. Saímos do cinema decepcionados, eu e outros espectadores, rindo de desapontamento e fazendo comentários sarcásticos uns com os outros. Lamentável, espero q não ganhe o Oscar.

  2. Caro Daniel, nada a ver com o Oscar: só um parabéns pelo site (a dica veio de um colega de blog no nosso “condomínio”). Sensacionais as dicas das Action Figures dos Horror Movies, o clipinho do Rambo+Barbie+Jason, e, claro, as musas toscas (a Mathilda May, inclusive, lançou um disco no início dos anos noventa que valia a pena só pelas fotinhos do encarte…).

    Abração,
    Zeno

  3. BOA NOITE …. ESTOU PROCURANDO UM FILME DE TERROR MUITO ANTIGO MAIS NÃO ME LEMBRO O NOME DELE ASSISTI A MUITO ANOS ATRAS E AS UNICAS COISA QUE EU LEMBRO É DE UM DEMONIO APRESIONADO EM UM LIVRO VERDE QUE VAI DO CHAO ATE O TETO QUE O SUAR DE AGUA OINGA DO CHAO PARA O TENTO … E DEPOIS UMA OUTRA CENA COM A IMAGEM DE DEUS CRUCIFICADO COM DOIS CHIFRES COM MUITO SANGUE SAINDO DO PEITO DELE …. SE PUDER ME AJUDAR AGRADECERIA MUITO …..
    ATENCIOSAMENTE DIOGO TDE


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s