"Clássico" tosco de verão

Para celebrar a estação recém-chegada, nada melhor que um “clássico” da Sessão da Tarde. Curso de Verão (Summer School), dirigido em 1987 pelo comediante Carl Reiner – que interpreta o veterano golpista Saul em Onze Homens e um Segredo – é um daqueles filmes que alegravam minhas férias escolares.

A comédia se difere das similares produzidas naquela década por prestar uma homenagem aos filmes de terror. Na trama, bem boba, um professor de educação física (Mark Harmon, de Sexta-Feira Muito Louca) sofre ao assumir as aulas de recuperação de uma turma formada pelos piores alunos do colégio durante as férias de verão. 

 

O destaque entre os estudantes fica para a dupla Dave e “Chainsaw”. Como o apelido do segundo denuncia, eles são fanáticos por O Massacre da Serra Elétrica (The Texas Chainsaw Massacre), a ponto de promoverem uma sessão da seminal obra de Tobe Hooper em plena sala de aula. Adoradores do trabalho do oscarizado maquiador e criador de monstros para o cinema Rick Baker (Lobisomem Americano em Londres), os dois ainda forjam o assassinato de seus colegas – com direito a membros decepados e tripas à mostra – para pregar uma peça em uma professora substituta (ver vídeo abaixo).

Curso de Verão ainda não saiu por aqui em DVD, por isso, aí vai uma dica para o pessoal da distribuidora Paramount. Como ocorreu com Curtindo a Vida Adoidado, vale lançar o disco com a dublagem feita para a TV nos anos 80. Os tradutores/dubladores criaram piadas hilárias ao adaptar diálogos, como a “versão Herbert Richers” para o nome do personagem Chainsaw, que virou “Cheng Só” (com direito a explicação – “um chinês que vive sozinho”).

 

 E para os marmanjos, ainda há o colírio da loira Courtney Thorne-Smith, hoje balzaquiana no seriado According to Jim.


3 Comments

  1. esse filme pra mim é o melhor dos anos 80 sem dúvida!!! tenho um vhs dele que eu e meu irmao assistiamos SEMPRE! (as vezes 2 x seguida…) era nosso classico,e ramos crianças e viamos tda sexta feira.
    sei td de cor ate hj….hahaha
    MUITO BOM!🙂

  2. sempre adorei curso de verão!!!filme bacana….gostaria de saber se alguém tem esse filme em dvd ou vhs(depois transformo em dvd em casa)meu emai :nightriderlopes@gmail.com

  3. Nossa ! Estava procurando o nome desse filme que estou querendo assistir ha muito tempo…de tanto estudar estou que nem o garoto do filme…sonhando que “eu nao sei de nada…eu nao me lembro de nada”….kkkkkkkkk


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Leave a Reply

