Terror invade São Paulo a partir do dia 25

Faltava um festival de cinema de terror em São Paulo. Faltava! Isso porque será realizado no cine Reserva Cultural (av. Paulista – 900, Térreo Baixo), de 25 de junho a 2 de julho, o 1º SP Terror – Festival Internacional de Cinema Fantástico. Por isso, o Toscorama bateu um papo com a idealizadora da mostra, Betina Goldman, da One Eyed Films, distribuidora dos clássicos de José Mojica Marins lá fora.

TOSCORAMA – A inspiração para o SP Terror veio de outros festivais de cinema fantástico já existentes no país (como o tradicional de Porto Alegre ou o do Rio de Janeiro)?
BETINA GOLDMAN – Na verdade, a inspiração chegou através de meu trabalho como agente de vendas internacionais especializada em filmes de gênero latino-americanos. Este trabalho me levou a vários festivais internacionais, como Sitges (Espanha), Fantasporto (Portugal), Bifff (Bruxelas), AIFF (Holanda) e Fantasia (Canadá), entre outros festivais de cinema fantástico. Creio que  o cinema fantástico em suas várias formas é muito divisor, existe o público aficionado e o público que veementemente detesta o cinema de gênero, em particular os filmes de terror. Mas acreditamos que para o jovem, hoje, o cinema de terror, ou de gênero, é uma transgressão, da mesma forma que a política de esquerda era transgressão nos anos 60…

T – Qual foi o critério para a seleção dos filmes? E quais são, na sua opinião, os principais destaques da programação?
BG – O critério da seleção de programação foi a representatividade dos filmes dentro do contexto do cenário internacional, a estética, a linguagem, a ousadia, e também favorecer novos talentos. Destaques – estamos todos apaixonados pelos filmes selecionados, tanto na seleção oficial, na qual obras premiadas como Deixe Ela Entrar está competindo com Strange Girls, que teve uma carreira consideravelmente pequena em festivais internacionais, ou Os Descendentes, que é um filme inédito no circuito de festivais internacionais. Na seleção iberoamericana, que gostaríamos muito de enfatizar no SP Terror, estamos apresentando novos talentos como o da comédia argentina 36 Passos, ou o contundente Os Aparecidos, que é um filme de terror com fundo político.

T – A realização de festivais como o SP Terror pode ajudar a estimular a produção de longas e curtas do gênero no país?
BG – Durante os últimos 40 anos nosso ícone é o mestre Mojica Marins, que, com sua prolífica cinematografia, seu enorme talento, força e carisma, tem representado toda nossa indústria do gênero de terror. Ele exerceu por muitos e muitos anos uma incrível influência. Sou agente de vendas do Mojica no mercado internacional há mais de dez anos, e posso confirmar que esta influência é tão grande no exterior como aqui no Brasil… mas uma nova geração começa a despontar, e realmente nosso objetivo é o de aquecer, inspirar esta nova geração, viabilizando uma celebração do cinema de gênero em SP.

T – Já é possível contar com uma 2ª edição do festival no ano que vem ou isso ainda depende de patrocínio?
BG – Tivemos, sim, enormes dificuldades para realizar o evento. Voltando ao tema do preconceito, os diretores de marketing das empresas privadas, que na verdade hoje são quem decidem o que é cultura no Brasil, ainda não perceberam o enorme potencial do público que curte o cinema de gênero. Portanto, tivemos que, realmente, “amassar pão para o diabo”, e dar sangue para realizar o evento… mas agora estamos aqui, e estamos definitivamente dando uma oportunidade aos gerentes de marketing para notar que o público existe, só precisa ser percebido. Então, 2010 certamente verá a segunda edição do SP Terror!

Confira a programação completa do festival no site oficial: www.spterror.com

6 Comments

  1. acho que deveriamos enfocar coisas mais romanticas amor paz não coisas do dia de uma cidade de puro terror ao tomar um onibus já é um terror. para que filma-lo.

  2. Cara, adorei sua coluna! Primeira vez que venho aqui. Foi um achado pra mim! rs Já favoritei! Abraços!
    🙂

  3. Valeu, Fabricio. Seu blog também é muito legal. Um abraço e obrigado por visitar o Toscorama

  4. foi um achado p mim tambem! grande abraço ! ! ! !

  5. Cara você é demais !!!!!!!!!! Seu blog é genial nunca tinha visto,agaora fará parte das minhas visitas ao site ig.Parabéns!!!!!!!!!!!!

  6. Belas pesquisas ,acertou em cheio minhas amigas amaram seu Toscorama , não deixe de escrever sempre para nós.AMAMOS!!!!!!!!!!!


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s