Terror de baixo orçamento surpreende nas bilheterias dos EUA

No último final de semana estreou nos cinemas americanos a 6ª parte de Jogos Mortais, no entanto, quem ficou em primeiro lugar no box office foi um filme independente, também de terror, que custou míseros US$ 15 mil e já estava em cartaz nos EUA há um mês. O autor de tal façanha foi Atividade Paranormal, longa dirigido pelo novato Oren Peli, que se beneficiou de uma esperta campanha de marketing pela internet e da propaganda boca-a-boca feita pelo público. Mas claro que o longa não conseguiria bater uma franquia já estabelecida e arrecadar, até o momento, mais de US$ 60 milhões sem a ajuda de um grande estúdio. Percebendo o potencial do filme, a Paramount adquiriu os direitos de distribuição por lá e ampliou, na última sexta, o número de salas de Atividade Paranormal para mais de 2 mil por todo o país.

paranormal_activity

Quem “descobriu” o filme, rodado há três anos e exibido em alguns festivais nos EUA em 2007, foi ninguém menos que Steven Spielberg, que ficou impressionado e o levou para seu estúdio Dreamworks, hoje uma subsidiária da Paramount. Segundo o jornal “Los Angeles Times”, pouco depois de ver uma cópia do longa em sua mansão, Spielberg teve que chamar um chaveiro pois a porta de um quarto vazio de sua propriedade havia, misteriosamente, ficado trancada por dentro.

ParanormalActivityReview3-thumb-500x281-24801

O israelense Oren Peli, que afirma ter feito o filme com base em suas próprias experiências com assombrações, compensa a falta de recursos em sua produção com criatividade e habilidade para criar sustos a partir de coisas triviais em filmes do gênero, como portas batendo e efeitos sonoros aterrorizantes. Deu certo, tanto que uma das peças de marketing do longa é um vídeo que mostra as reações do público nos cinemas (confira abaixo) e a Paramount já anunciou que planeja uma continuação.

A estreia de Atividade Paranormal nos cinemas brasileiros está prevista para o dia 4 de dezembro e a distribuidora Playarte iniciou uma campanha igual à feita nos EUA, estimulando o público a pedir a exibição do longa em sua cidade. Lá fora, a Paramount decidiu ampliar o número de salas do filme após receber mais de um milhão de pedidos de internautas em seu site.

3 Comments

  1. É algo diferente, as pessoas (pelo menos eu) estão cansadas de serem vomitadas com propagandas e filmes de franquia, as vezes é necessário algo simples, feito à moda antiga mas com tanto suspense quanto!
    Abraços!
    =D

    • Pois é, parece ser interessante justamente por isso, por ser um filme que volta ao básico, fazer uso de poucos elementos (sons e efeitos mecânicos) pra criar um clima de tensão e suspense permanente. Estou muito curioso pra ver. Abraços e, mais uma vez, valeu por visitar meu blog.

  2. […] manteve a estreia de Atividade Paranormal, o filme de terror sensação da temporada (leia mais aqui), para esta sexta-feira. Não dá para saber se o longa vai repetir, guardadas as devidas […]


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s