Dan O'Bannon (1946-2009)

Com dez dias de atraso (fui acometido por uma conjuntivite que me impediu de trabalhar por algumas semanas) este blog lamenta a morte de Dan O’Bannon. Roteirista influenciado por filmes e gibis de horror, como a revista “Tales From the Crypt”, ele deixou sua marca na história do cinema ao assinar, ao lado de Ronald Shusett, o script de Star Beast, que viria a se tornar Alien – o 8º Passageiro pelas mãos do cineasta Ridley Scott em 1979.

Alien - Dan O'Bannon & H.R. Giger
O’Bannon (esq.) e H.R. Giger, criador do design da criatura de Alien

Antes O’Bannon já havia trabalhado com gente do calibre de John Carpenter (em 1974 na cultuada ficção científica Dark Star), Alejandro Jodorowsky (com quem tentou filmar uma adaptação de “Duna”, anos antes da malfadada versão de David Lynch) e George Lucas (na equipe de efeitos de Star Wars).

return_of_the_living_dead_affiche2

Na década de 1980, ele se tornou diretor com A Volta dos Mortos Vivos (1985), divertida homenagem ao clássico A Noite dos Mortos Vivos de George A. Romero. Reproduzo abaixo o que Luiz Carlos Merten, crítico do “Estadão” escreveu sobre o filme em seu blog por ocasião da morte de O’Bannon.

Adoro ‘A Volta dos Mortos Vivos’, que ele criou em 1985, no ano em que Sylvester Stallone estava ganhando na ficção a guerra que os EUA haviam perdido na realidade, a do Vietnã – em ‘Rambo 2 A Missão’, de George Pan Cosmatos. Stallone virou um dos emblemas da era Ronald Reagan e, naquele quadro de ‘militarização’, O’Bannon desenvolveu sua ideia de um gás que o Exército usou numa experiência frustrada, o tal gás foi encerrado em toneis que vazam e o resultado é que os mortos ressurgem. O grande George Romero nunca desistiu de fazer de seus mortos-vivos metáforas políticas sobre os EUA, mas nem os pesadelos de Romero conseguem ser divertidos como ‘A Volta dos Mortos Vivos’.

Leave a comment

No comments yet.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s